sexta-feira, 27 de julho de 2012

CHAPEÚS E AFINS

Os acessórios femininos são sempre bem vistos entre os estilistas, pois são os acessórios que dão a finalização do look, deixando as mulheres cada vez mais ousadas em seus modelitos do dia-dia. Um dos acessórios que nunca saem de moda são os Chapéus. Realmente o chapéu não sai de moda, ou mesmo as mulheres que nunca o abandona.
Existem inúmeros modelos de chapéus femininos basta você encontrar o que mais te agrade, a regra para combinar é não combinar, basta ter estilo e coragem para aderir essa moda.
Os tradicionais chapéus Panamá são feitos de palha e têm uma fita em volta da copa. A aba é média e reta. O modelo agrega um toque masculino ao look, por isso, fica muito legal com oxfords, calça ou shorts boyfriend ou peças de alfaiataria (não sendo restrito somente a este visual).

.
Os chapéus no estilo “Floppy” são os queridinhos deste verão! Têm a aba bem larga e maleável. É extremamente feminino. Tem um ar descontraído, mas ao mesmo tempo elegante e combina bastante com saias e vestidos esvoaçantes, assim como comprimentos longos. Vão muito bem com óculos de sol grandões. Os com listras são a cara do Verão.
 

O Clochê é um chapéu super feminino, com a aba decrescente e a copa bem ajustada. Carrega uma atmosfera retrô (1920′s) muito forte, por isso, combina com looks bem meigos e delicados, como vestidinhos acinturados acompanhados por clutchs, estampas como poás, florais, entre outros. No verão, deixe os de feltro de lado e prefira os de palha.

O modelo Fedora- É o modelo mais clássico e difundido de chapéu, mais conhecido nas versões em feltro, como “chapéu de mafioso”. Tem aba média e inclinada (mais baixa na frente e alta atrás), o que o difere do modelo Panama, que também possui depressão na copa. Para o verão, prefira os modelos de palha e outras fibras leves, que são mais fresquinhos e quebram um pouco do ar masculino que este modelo carrega. Se não quiser quebrar o paradigma, use com jeans skinny, camisas e coletes de alfaiataria.


Os chapéus de “Cowboy” têm uma depressão no centro da copa (que é mais alta) e abas largas, necessariamente curvadas nas laterais (característica marcante do modelo). Eles não precisam ser excluídos do verão, ainda mais quando confeccionados em materiais e estilos que combinam com a estação (e tiram um pouco daquela “cara country” do item). O interessante é criar justamente um look inesperado com eles, que fuja do clichê rodeio/festa junina..  


O modelo “Bowler” (ou Derby), conhecido em português como “Chapéu-Coco”, tem a copa alta e totalmente redonda, com as abas curvadas para cima. O modelo é bem masculino… e é aí que está a graça! Use com vestidinhos curtos e soltinhos, saias longas, shortinhos jeans… O contraste do modelo com as vestimentas dará conta de criar um look bem interessante!


Os chapéus “Boater”, populares nos 1940′s e 1950′s, são tradicionalmente masculinos, leves para o verão, feitos de palha, criados anteriormente para passeios de iate, barco à vela e remo. Têm a aba proporcional e reta, assim como o topo da copa. São perfeitos para criar looks inusitados para os dias quentes de verão, com uma boa dose de clima preppy e retrô. Estão super em alta atualmente! 

 .
Vale lembrar que chapéus sempre caem melhor ao ar livre, durante o dia, mas atualmente ninguém vai te matar se você entrar em um shopping com um deles, ou seja, não é preciso retirá-los sempre que entrar em um local fechado. Mas é aconselhável usar somente até o escurecer, lembrando o motivo pelo qual eles foram criados: para proteger do sol!